Barro (Ceará)

por Administrador última modificação 25/11/2015 12h01

Barro é um município brasileiro do estado do Ceará, localizado na Microrregião de Barro, mesorregião do Sul Cearense. Era distrito do município de Milagres. É cortado pela BR-116, uma das mais importantes do Brasil. Segundo o IBGE, em 2009 sua população era estimada em 21.556 habitantes.

Etmologia

O topônimo Barro é uma alusão ao riacho e a fazenda Barro. Sua denominação original é Barro, sem modificações no decorrer dos tempos.

História

As terras localizada entre às margens do riacho do Cumbe e o rio das Cuncas, eram habitadas pelos índios Kariri, antes da chegada das entradas no interior brasileiro durante o século XVII. Os integrantes das entradas, militares e religiosos, mantiveram os primeiros contatos com os nativos, estudaram todas a região dos Cariai, catequizaram os índigenas e os agruparam em aldeiamentos ou missões. Os resultados destes contatos e descobrimentos desencadeiaram notícias que na região tinha ouro em abundância e em seguida desencadeou-se uma verdadeira corrida para os sertões brasileiros, onde famílias oriundas de Portugal, sonhando com as riquezas de terras inexploradas e com a esperança de encontrar o minério, que as levariam a aumentar o seu patrimônio material, além de aumentar o seu prestigio pessoal com a corte portuguesa. A busca do metal precioso, nas ribanceiras do Rio Salgado, trouxe para a região do Sertão do Cariri, a colonização e com consequência a doação de sesmarias, o que permitiu o surgimento de lugarejos e vilas. Deste contexto surge Barro, um núcleo urbano que cresce ao redor da fazenda Barro, que na época do cangaço desepenha um papel importante.

A administração municipal localiza-se na sede: Barro.

Subdivisão

O município tem 8 distritos: Barro(sede), Brejinho, Cuncas, Engenho Velho, Iara, Monte Alegre, Santo Antônio e Serrota.

Bairros: Centro, Trajano Nogueira, Jardim Raimundo Inácio, Jardim São Francisco, Gangorra, Poço da Pedra, Casas Populares, Bela Vista, Vila São José, Conjunto Cohab, dentre outros.

Geografia

Clima

Tropical quente semi-árido com pluviometria média de 907,4 mm com chuvas concentradas de janeiro à abril.

Hidrografia e recursos hídricos

O município é bem dotado de recursos hídricos de rios(Cuncas) e riachos(dos Antas, dos Cavalos, Cumbe e outros), desaguam no Rio Salgado. No vale do Rio das Cuncas, localiza-se o maior reservatório de água o Açude Prazeres, com capacidade de 32,000,000 m³.

Relevo e solos

Situado ao lado sulóeste da Chapada do Araripe, possui dois tipos principais de solo: latossolo e sedimentar.As principais elevações são: serras: Serra do Araripe. Já a bacia sedimentar se caracteriza por formar aqüíferos, existem várias fontes de água espalhadas por toda a área da chapada. Suas principais elevações são o serrote Cachimbo e serra de São Gonçalo.

Vegetação

A vegetação é bastante diversificada, apresentando domínios de cerradão, caatinga e cerrado.

Economia

Sua renda está voltada para a agricultura, principalmente para o cultivo do milho, feijão, algodão e frutas tropicais. Pecuária e ainda 12 indústrias: uma de perfumaria, sabão e vela, uma de vestuário, calçados e artigos de tecidos, peles e couro, uma têxtil, duas de madeira, uma de produtos minerais não metálicos, uma de química, uma metalúrgica, uma de produtos alimentares e uma de serviços de construção.

Cultura

O principal evento cultural é festa do padroeiro Santo Antônio(13.06). Também a Festa do Padroeiro do Distrito de Cuncas São Sebastião(20.01); Carnaval de rua, Vaquejada e Semana do Município.

Infraestrutura

A maior concentração populacional encontra-se na zona urbana. A sede do município dispõe de abastecimento de água, fornecimento de energia elétrica, agência de correios, serviço bancário, hospital, pousadas e ensino de 1° e 2° graus.

Educação

Conta com imensas escolas, já consideradas as melhores do Estado do Ceará, como exemplo a Escola de Ensino Fundamental e Médio Antonio Leite Tavares no Distrito de Iara e a E.E.F.M. Mauro Sampaio na sede. Outras escolas de destaque são E.E.I.F. Gilberto Leite de Aquino, E.E.I.F. Aluna Socorro Falcão, E.E.I.F. Soledade André, E.E.I.F. Pequeno Polegar e E.E.I.F. Santo Antônio, essas duas anteriormente, são particulares. Universitários migram a Juazeiro do Norte e a Crato para cursarem suas respectivas universidades.

Saúde

Não é uma das melhores da região, conta com apenas 1 hospital municipal, mas vários PSFs distribuídos nos distritos e 1 na sede. Mas o hospital é bem postulado, houve o reabrimento do Centro Cirúrgico, conta com atendimentos de Pediatra, Cardiologistas, Urologistas, Ginecologistas, Gastroenterologista,Ortopedistas, Endocrinologistas, Cirurgiões, Anestesistas e Clínicos Gerais de Plantão 24 horas. Mas não conta com Unidade de Terapia Intensiva(UTI). Em caso de emergência, geralmente são levadas para o Hospital Geral de Brejo Santo ou Hospital Maternidade São Vicente de Paula em Barbalha.

Urbanização

É dotada de ruas bem arborizadas, largas e de fácil acesso.

Trânsito

Flui normalmente. O maior fluxo de veículos se dá na Segunda-Feira, dia de feira livre.

Segurança

Conta com um destacamento de polícia militar na sede. Viaturas para ronda, agentes de monitoramento de quarteirões e a Segurança Carcará.

Esportes

Possui dois principais times locais, o Clube Atlético Barrense e o Criciúma, além de várias outras equipes da sede e de toda zona rural. Todos os anos é realizado o Campeonato Municipal de Futebol, onde as equipes disputam o torneio no campo municipal do Bitão. As equipes também participam de jogos realizados em outras cidades. O futsal também é praticado, na quadra poliesportiva da E.E.F.M. Mauro Sampaio e no C.S.U. Há ainda o handbol, basquete, que são praticados pelos alunos do Programa Segundo Tempo. Capoeira e Karatê também são praticados na cidade.